Engana-se quem pensa que vending machine é uma máquina estática ou sedentária. Ela permite muita interação e temos um ótimo exemplo para comprovar. Uma das mais bem sucedidas ativações de marca que fizemos foi para a Danone, por ocasião do lançamento da marca YoPRO.
O cliente veio com uma ideia ousada e nós embarcamos empolgados na sugestão. Criamos uma máquina que atendia o seguinte conceito: o público seria convidado a fazer um número determinado de agachamentos em um tempo determinado e, então, ganharia de brinde o novo produto. A vending que desenvolvemos era refrigerada e inteligente, pois reconhecia que o “atleta” tinha cumprido a meta.
Espalhamos as vendings por vários lugares do Estado de S.Paulo, inclusive no litoral sul. Foi um sucesso. O público – jovens, idosos, sedentários, sarados — se engajou com facilidade. Atribuo os resultados positivos ao planejamento e ao conceito muito bem detalhado. O produto tinha um apelo fitness e a ação incentivava a atividade física.
Lembro que foi um dos nossos projetos com mais mídia espontânea, o que contribuiu para dar mais visibilidade. Enfim, um dos cases mais interessantes do Lab 220 e um ótimo exemplo de que vending machine é uma ferramenta de marketing pra lá de dinâmica.