A pandemia trouxe mudanças na forma como trabalhamos e estamos avaliando as consequências dos novos modelos agora, na retomada. Podemos listar diversas repercussões — positivas e negativas – no sistema remoto e híbrido. Nessa avaliação, levamos em conta o estilo da empresa, a maneira que as funções são executadas, o entrosamento da equipe, a dinâmica familiar de cada profissional, entre outras variáveis.
Mas tem um ponto que muitos destacam: trabalhar longe dos colegas acaba inibindo aquelas conversas inesperadas que podem gerar não apenas uma boa ideia para o negócio, mas também a importante conexão entre as pessoas. O tal horário do cafezinho, sabe?
Pensando nisso, a indústria de bebidas Suntory, no Japão, criou uma “vending machine da conexão”. Funciona assim: ela aluga a máquina para os escritórios e dá bebida de graça para os funcionários. Mas essa bebida só é liberada quando duas pessoas fazem a solicitação ao mesmo tempo. A intenção é que eles se encontrem no equipamento para pegar o produto e retomem as conversas.
Criativo, mas, ao mesmo tempo, um pouco estranho… Será que vamos precisar de máquinas nos ajudando a retomar o contato uns com os outros? O que você acha disso?